A Polícia Militar do Distrito Federal destaca o relevante feito acadêmico do major Daniel Palmieri, médico cardiologista da Corporação, que concluiu com êxito a defesa de sua tese de doutorado e teve seu artigo científico publicado na revista internacional Frontiers in Public Health, periódico de grande prestígio na área da saúde pública.
A tese, intitulada “Prevalência e associações dos fatores de risco tradicionais, marcadores inflamatórios, laborais e psicológicos com ateromatose subclínica em policiais militares”, analisou a saúde cardiovascular de policiais militares da ativa, evidenciando os impactos da atividade policial sobre o sistema cardiovascular, diante da constante exposição a estressores físicos e psicológicos inerentes à profissão.
A pesquisa avaliou 456 policiais militares e revelou uma alta prevalência de aterosclerose subclínica, identificada por meio de exames de ultrassom das artérias carótidas, mesmo entre profissionais classificados como de “baixo risco” pelos escores cardiovasculares tradicionais. Os resultados apontam ainda elevada incidência de hipertensão, dislipidemia, excesso de peso e alterações glicêmicas, além de indicarem um envelhecimento vascular acelerado nessa população.
O trabalho destaca que ferramentas tradicionais de cálculo de risco cardiovascular mostraram-se limitadas para essa realidade específica, enquanto métodos como a avaliação direta por imagem e o cálculo do risco ao longo da vida apresentaram maior capacidade de identificar precocemente alterações vasculares, contribuindo para estratégias mais eficazes de prevenção.
Ao mesmo tempo em que defende o título, o recém doutor publicou em revista de prestígio acadêmico estudo intitulado “Cardiovascular risk factors across job roles and work shifts in a Brazilian Military Police cohort: a cross-sectional study”. O artigo contou com a coautoria dos tenentes-coronéis Iuri Leão de Almeida e Leonardo Borges.
A PMDF parabeniza o major Daniel Palmieri, bem como os tenentes-coronéis Iuri Leão de Almeida e Leonardo Borges, pela excelência acadêmica e pela relevante contribuição científica, que fortalece o conhecimento sobre a saúde do policial militar e reforça o compromisso institucional com a valorização profissional, a produção científica e a promoção da saúde da tropa.

Últimas
Cidades
Emprego
PMDF
Mais