Para auxiliar produtores rurais com técnicas e motivações para comercialização, a Emater-DF, em parceria com o Instituto Riqueza da Alma, está promovendo o curso “Fortalecendo a atitude comercial e adotando a arte da venda”. Motivar os participantes a terem uma mentalidade empreendedora é um dos objetivos do curso, que tem carga horária de 8 horas e está dividido em três encontros.
De acordo com o gerente de comercialização da Emater-DF, Blaiton Carvalho, a capacitação não aprofunda nas técnicas de venda, mas sim no despertar do interesse em investir no conhecimento necessário para conquistar o nível de comercialização que o agricultor deseja. O primeiro encontro ocorreu nesta semana e os próximos serão realizados nos dias 29 de março e 5 de abril.
“Nossa expectativa é que o agricultor entenda o conceito de autorresponsabilidade, sabendo que ele precisa se posicionar diante da venda da melhor forma possível para recuperar a expectativa financeira que ele tem com a comercialização do seu produto” – Blaiton Carvalho, gerente de Comercialização da Emater-DF
Entre os mais de 30 participantes no primeiro dia de curso, o jovem produtor Hyago Oliveira da Silva, 26 anos, morador do núcleo rural Alexandre de Gusmão, esteve presente. Em sua propriedade ele tem um plantio de maracujá. Para ele, a divulgação do curso coincidiu com o momento da comercialização de sua primeira produção, o que despertou seu interesse.
“O curso está muito interessante, com dinâmicas que estão conseguindo abrir a nossa visão sobre a comercialização”, disse o jovem. “Nesse primeiro dia foi explicado que a venda não é simplesmente uma maneira de se ofertar o produto e sim uma ligação entre o consumidor e o produtor”, ressaltou.
As aulas estão sendo ministradas no auditório do Centro de Capacitação e Comercialização da Agricultura Familiar (CCC) na Ceasa-DF. A formação faz parte do Programa de Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas (T&D) da Emater-DF. “Nossa expectativa com esse curso é que o agricultor entenda o conceito de autorresponsabilidade, sabendo que além de fazer o melhor dentro da porteira e obter um produto de alta qualidade, ele precisa se posicionar diante dessa venda da melhor forma possível para recuperar a expectativa financeira que ele tem com a comercialização do seu produto”, explica Blaiton.
Por meio da prosa técnica realizada no dia 15 de março, o Instituto Riqueza da Alma, em parceria com a Gerência de Comercialização da Emater-DF, também preparou os técnicos da empresa para tratarem do assunto durante o atendimento em campo. “Acredito que o assunto foi também muito interessante para os nossos técnicos e os motivou a trazer os agricultores para o curso”, disse Blaiton.
Agência Brasília* | Edição: Renata Lu
Fonte: Agência Brasília