No Distrito Federal, a segurança dos estudantes dentro das escolas já tem sido foco de várias ações do governo. No entanto, um fator tem passado despercebido, a prevenção dos alunos durante o trajeto para as aulas.
Pensando nesse ponto cego, o deputado distrital Hermeto (MDB) protocolou essa semana um projeto de lei que propõe a instalação de câmeras de monitoramento nos ônibus escolares.
“Utilizar a tecnologia à serviço da segurança é uma realidade que já estamos vivendo em outras áreas e na educação não seria diferente. Ela deve ser uma aliada dos nossos estudantes em todos os lugares” reforça Hermeto.
Segundo a justificativa da proposta, as câmeras serão um importante instrumento para prevenir e reprimir atos de violência, bullying e outros delitos que possam ocorrer dentro dos veículos.
O projeto frisa também que a medida será tomada em consonância com o DETRAN/DF.
“Eu como mãe de dois filhos da rede pública que usam o transporte escolar, com certeza me sentiria mais tranquila se soubesse que eles estão sendo monitorados”, comenta Ana Cleide (37).
Em outros estados da federação, como São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Rondônia, o monitoramento do transporte público escolar já é lei e tem impacto positivamente no comportamento dos alunos e motoristas, que estão dirigindo de forma mais prudente.
por Vanessa de Araújo
Fonte: Hermeto